HISTÓRICO DO SOSAI MASUTATSU OYAMA
Logo após a Segunda Guerra Mundial, ainda durante a ocupação do Japão pelos aliados, os espectadores de um Torneio de Karate levado a público pelos japoneses no “Sanno Hotel” de Tóquio presenciaram uma cena que nunca mais esqueceriam. Terminado o último combate, dois homens passaram a discutir em pleno tablado: um japonês magro e alto, que estava lívido de furor, e um coreano rijo e troncudo, que não demonstrava maiores preocupações. De repente, o japonês saca um punhal oculto por trás de seu cinturão e rasga vivamente o ar em direção ao coreano. Num milésimo de segundo o braço do atacante é interceptado e um poderosíssimo soco reverso esmaga-lhe o rosto. Ouvisse um ruído de ossos quebrados e o agressor está no chão, agora salpicado por pequenas poças vermelhas. O homem estava morto, esfacelado por um único golpe! Esse episódio constituiu-se no ponto decisivo da carreira marcial de um jovem, então com 24 anos, que mais tarde adotaria o nome de Masutatsu (Mas) Oyama e que se tornaria mundialmente famoso. Masutatsu Oyama seguiu meteórica e tumultuada carreira nas artes de combate. Criança ainda aprendia Chabee (uma combinação coreana de Jujitsu e Kempo) na escola que freqüentava dos 9 aos 13 anos passou a praticar diariamente tanto o Chabee quanto o Boxe Shaolim na propriedade de seu pai, sob a orientação de um fazendeiro do norte da Coréia.
Em 1937, por ocasião da guerra entre o Japão e a China começou a estudar Karate Shotokan, persistindo nesse estilo por dois anos. Não satisfeito, matriculou-se na Takushuko University para aperfeiçoar seu Karate, treinando por mais dois anos no distrito de Meijiro, Tóquio, onde Gichin Funakoshi ensinava.
No auge do conflito entre Japão / Estados Unidos e Grã Bretanha, aos 18 anos Oyama entrava para o Exercito Imperial e juntava-se a Butokukai – Organização Governamental que compreendia todas as principais artes marciais. Tornou-se então um membro da Kokai, especializando-se em táticas de espionagem e guerrilha. Oyama veio a ser aluno de Cho Yung Ju e de Tenshichiro Ozawa, com quem se submeteu a um “treinamento mental”. Foi quando decidiu levar uma vida solitária nas montanhas, praticando Karate 7 horas por dia, aperfeiçoando suas técnicas e culminando na criação de um estilo que veio a chamar formalmente de Kyokushinkai, em 1961
Em 1963, com o quartel general Kyokushinkai estabelecido em Ikebukuro (Japão), Oyama reconhecia em 20 mil membros o número de seus seguidores em Tóquio e em 50 mil por todo o Japão. Sua rede internacional expandira-se por 43 países (em 180 ramificações) e sua obra contava ainda com a publicação de 12 livros (dos quais seis no idioma japonês), sendo o mais famoso deles “What is Karate?” com 170 mil exemplares vendidos até 1960. Possuidor de descomunal força física, Oyama ficou famoso pelas suas técnicas de quebramento: partia mais de 30 telhas, além de tijolos e pedras com uma única pancada descendente e matava touros também com um só golpe. Masutatsu Oyama esteve no Brasil por 03 vezes, visitando academia e como convidado em Torneios Sul-americamos. Infelizmente para o pesar de todos os praticantes de artes marciais um mês depois de diagnosticado um câncer pulmonar Masutatsu Oyama veio a falecer no dia 26 de abril de 1994 aos 70 anos de idade.
Sobre Kyokushinkaikan:
«O karatê mais forte do mundo» - é assim que os jornalistas chamaram a escola de Karaté de Kyokushin após o 1º Campeonato Mundial de peso aberto, realizado em 1975, por regras bastante rígidas que permitem ataques e pontapés com força total (excluindo manobras na cabeça e ataques e chutes na Especialmente zonas de corpo vulneráveis, como olhos, garganta ou garganta). Fatos resistentes, que impunham os mais altos requisitos à preparação física, técnica e pronta dos atletas, literalmente atingiram o mundo. E o documentário que contou em detalhes sobre esse evento de época na história do karatê e sobre o treinamento de atletas mais fortes de dezenas de países para participação no Campeonato tornou-se o verdadeiro sucesso que enfrentou com os melhores filmes do dia em popularidade.
Ninguém foi deixado intacto com os nocautes impressionantes, as rupturas fantásticas, a luta do Karateka americano Willy Williams contra um urso e, acima de tudo, pelo espírito marcial desfrutável dos participantes do Campeonato. A glória do "Karaté mais forte do planeta" e o interesse excepcional no Kyokushin é em grande parte devido à personalidade do fundador desta escola - um dos maiores artistas marciais do século 20, o lendário Mas Oyama (1923-1994).
A vida de Oyama está coberta por tantas lendas que é quase impossível distinguir os fatos reais de feitos puramente míticos atribuídos ao Karateka por seus inúmeros fãs que genuinamente acreditavam que seu ídolo era capaz literalmente de tudo. Mas Oyama nasceu na Coréia, que durante sua infância e juventude era uma colônia do Império japonês. Ele nasceu em uma família coreana e seu nome de nascimento era Choi Yeong-eui. O caminho do mestre em artes marciais começou quando ele era criança. Segundo algumas fontes, ele estudou um dos estilos de "boxe chinês", mas, de acordo com outras fontes, ele dominou os conceitos básicos de Karatê. Como jovem, Oyama conheceu o judô e o boxe. Mais tarde, ele estudou sob os principais mestres das principais escolas de Karaté - Shotokan e Goju-Ryu, recebeu treinamento em Daito-ryu aiki jujutsu, que se tornou a base do Aikido moderno.
O talento fantástico, a perseverança e o compromisso fanático com o caminho escolhido permitiram que Oyama se tornasse um dos mais fortes lutadores jovens do Japão apenas em alguns anos. Foi então que ele recebeu seu famoso apelido pelo qual ele mais tarde se tornou conhecido pelo mundo inteiro: Masutatsu Oyama, que significa "O Homem que Multiplica Suas Conquistas, que são semelhantes a uma Alta Montanha". Este apelido refletiu tanto a sede incessante de conhecimento e habilidade nas artes marciais como a origem coreana do mestre, porque os personagens, com os quais o nome "Masutatsu" está escrito, foram usados nos tempos antigos para escrever um dos nomes da Coréia - Baedal.
Após a Segunda Guerra Mundial, para aguardar os tempos difíceis, Oyama instalou-se em um templo budista no monte Minobe, onde ele estava treinando duro, dedicando-se a treinamentos quase todo o tempo. Ele também passou algum tempo em reclusão no Monte Kiyosumi, onde ele morava como um eremita absoluto, não se associava às pessoas, usava colheitas de forragem para comer e lutou com animais selvagens, desenvolvendo seu próprio estilo de karatê e determinando o curso de sua vida. Em histórias sobre esses dias, não é mais possível separar a verdade da ficção, mas o fato é que o exercício persistente permitiu que o jovem mestre alcançasse resultados impressionantes no aprendizado de Karatê e se tornasse um dos lutadores mais fortes, se não o mais forte, em todo o Japão.
Além disso, na perfeição infinita no caminho do Karate, na constante superação de suas fraquezas, Oyama encontrou o significado de sua própria vida e também um meio para fortalecer o espírito do povo japonês, que como resultado da derrota na Guerra Mundial Perdi suas diretrizes morais, autoconceito, a vontade de viver. Em 1949, com o objetivo de popularizar o Karatê, Oyama começou a organizar lutas de demonstração com touros. Dizem que, no total, ele conduziu 52 brigas com esses animais poderosos e matou três deles com a mão nua. Uma parte desta "corridas" incomum foi amplamente coberta por meios de comunicação de massa, e uma empresa de cinema mesmo fez um documentário sobre uma briga, que era nos cinemas e na TV. Graças a esta atividade, o nome de Oyama tornou-se conhecido em todo o Japão e logo depois em todo o mundo. Em 1952-1953, Oyama como membro de um grupo de lutadores profissionais fez uma turnê pelos EUA. Durante a turnê, ele se apresentou principalmente nos shows de luta, mas ele também realizou várias lutas finais com boxeadores e lutadores americanos e ganhou todos eles.
Suas realizações e impressionantes exibições de Karatê criaram um verdadeiro furor e deram um incentivo muito poderoso ao progresso vitorioso do Karatê em todo o continente. Ao retornar ao Japão em 1954, Oyama abriu seu primeiro dojo - o lendário "Oyama Dojo", que logo se tornou um ponto de atração para lutadores de todo o Japão, que estavam ansiosos para aprender a arte de lutas reais, porque estavam frustrados com a Limitações de outras escolas de Karaté.
Os alunos de Oyama dessa época eram um coautor de fama de Kyokushin. Tais nomes de colaboradores e estudantes do fundador de Kyokushin como Kenji Kurosaki, Tadashi Nakamura, Hideyuki Ashihara, Yoshiji Soeno, Akio Fujihara e Hatsuo Royama e outros se tornaram lendas há muito tempo. Foram eles que durante suas incrivelmente rigorosas sessões de treinamento e lutas forjaram o novo estilo, que em 1964 obteve seu nome oficial "Kyokushin". No mesmo ano, a Organização Internacional de Karaté-do Kyokushin Kaikan (IKO, o equivalente japonês Kokusai Karate-Do Renmei Kyokushin Kaikan) foi estabelecida com sede em Tóquio.
O nome "Kyokushin" está escrito com dois personagens: 極 真, que estão cheios de simbolismo profundo e expressam as ideias principais da escola de Mas Oyama. Com base nos significados mais utilizados dos personagens "Kyoku" (極) e "Shin" (真), o nome "Kyokushin" pode ser interpretado como "a verdade absoluta". O próprio Oyama, em seu conhecido trabalho "Filosofia De Kyokushin "explica o significado da palavra" Kyokushin "através da expressão" makoto-o kiwameru ", que significa" cavar até a verdade "ou" alcançar o fim na compreensão da verdade ". Assim, Oyama com o mesmo nome de sua escola encorajou seus seguidores a compreender a "verdade absoluta".
Ao mesmo tempo, na antiga tradição filosófica chinesa, o hieróglifo "Shin" (真) foi usado como um símbolo de máxima sinceridade no homem, necessário para ganhar a unidade perdida com o mundo e entender o Caminho, o Tao, governando o Universo. O personagem "kyoku" (極) corresponde à noção "Li", que se refere a um princípio ou lei abstrata, bem como o padrão mais alto e o protótipo perfeito de uma coisa. Por conseguinte, a palavra "Kyokushinkai" pode ser traduzida também como "a sinceridade máxima", que é a qualidade, sem a qual é absolutamente impossível compreender a verdade, adquirir o verdadeiro conhecimento de uma arte marcial, alcançar o mais alto - o absoluto - habilidade.
Na verdade, Oyama viu o objetivo final do Karate-do como a busca da verdade absoluta no caminho da arte marcial. Isso transformou a prática de Kyokushinkai em uma espécie de ritual e na forma de autoconhecimento. O mestre considerou decisivamente os valores espirituais do budo Karate como o caminho da autoaprendizagem e do autodesenvolvimento através da prática das artes marciais, ao contrário da motivação auto interessada do esporte profissional. Ele estabeleceu o espírito de autonegação típica do budo contra o espírito de autoafirmação que domina nos esportes profissionais. Enfatizando os valores espirituais do Karate, Oyama concebeu o movimento mundial de Kyokushinkai como a união dos pesquisadores para a verdade suprema, como uma família, que unisse as pessoas independentemente da cor da pele, nacionalidade, religião e posição política.
A busca da verdade absoluta, tal como ensinada por Mas Oyama, deve ser feita no caminho de uma dura austeridade, consistindo em treinamentos físicos pesados no ginásio e na natureza, as repetições intermináveis de técnicas básicas e complexos padrão Kata, Karate, da vontade Testes em múltiplos combates de contato completo e tameshiwari - os ensaios de quebrar objetos sólidos com as mãos e pés nus, que exigem mobilização física e espiritual extrema.
A partir de 1969, quando ocorreu o primeiro Campeonato de Kyokushinkai de Open Weight do Japão , começou o desenvolvimento do esporte de Kyokushin. E, a partir de 1975, os Campeonatos Mundiais contam sua história. Inicialmente, eles eram, de forma semelhante aos Jogos Olímpicos, realizados apenas uma vez a cada quatro anos e para revelar o único campeão final. Oyama concebeu torneios de Karatê em sua substância profunda como um tipo de testes de sobrevivência e um tipo especial de prática marcial espiritual. O mestre concebeu uma luta perigosa como um ritual marcial à beira da vida e da morte. As condições extremas do combate de contato completo impuseram requisitos especiais ao treinamento dos concorrentes.
Mas eles também eram condutores da atualização das habilidades físicas, técnicas e espirituais escondidas dos lutadores. Graças à extraordinária individualidade de Oyama, os esforços de seus associados mais próximos que contribuíram enormemente para o apoio da imagem de Kyokushinkai como a arte marcial mais forte do mundo, e também graças à campanha promocional em larga escala, a escola de Kyokushinkai tornou-se generalizada. Atualmente, cerca de 12 milhões de pessoas em 140 países se envolvem na prática de Kyokushinkai. Nenhuma outra escola de Karatê é tão popular quanto Kyokushinkai. Com o passar do tempo, a organização internacional Karate-do Kyokushin Kaikan transformou-se em uma organização complexa.
Um grande número de líderes talentosos e ambiciosos com diferentes pontos de vista da estrutura IKO, princípios de suas atividades e formas de desenvolvimento de Karatê reunidos na escola. Em primeiro lugar, os problemas foram solucionados pela retirada da organização de instrutores particulares que estavam estabelecendo suas próprias escolas. No entanto, em 1992, por iniciativa de várias organizações nacionais que não concordaram com a política da sede japonesa, foi criada a Federação Internacional de Karaté (IFK) liderada pelo estudante próximo de Oyama Steve Arneil (Grã-Bretanha). Ao contrário de outras organizações estabelecidas pelos estudantes de Oyama, Esta nova organização não queria cultivar uma nova escola de Karatê e continuou a cultivar o Kyokushinkai.
Este foi o início da divisão do Kyokushinkai em várias organizações concorrentes. Com a morte de Masutatsu Oyama em 1994, IKO se dividiu em várias organizações (IKO, Presidente - Shokei Matsui, WKO Shinkyokushinkai, Presidente - Kenji Midori, Kyokushin-kan International, Presidente - Hatsuo Royama, Kyokushin Rengokai, Presidente - Yasuhiro Shichinohe, IKO- 3, Presidente - Yoshikazu Matsushima, IKO-4 ou Tezuka Group, Presidente - Toru Tezuka, Kyokushin Karate Seibukai, Presidente - Yukio Nishida, Kyokushin Budokai, Presidente - Jon Bluming, Federação Mundial Kyokushin, Presidente - Loek Hollander, etc.). O processo de criação de novas organizações ainda continua.
Muitos seguidores de Kyokushinkai estão muito doloridos com a divisão da escola, defendem a sua reunião sobre a base das grandes concepções do Karatê de Masutatsu Oyama e lutam pela absolvição de Kyokushinkai da hostilidade, introduzida durante os anos de divisão. Em 12 de outubro de 2011, os líderes de três organizações internacionais Kyokushin - da Kyokushin-kan International (KI), da Federação Internacional de Karatê (IFK) e da Federação Mundial Kyokushin (KWF) - assinaram a declaração conjunta do estabelecimento de " Kyokushin World Union "Associação com o principal objetivo de trazer Kyokushin para o programa esportivo olímpico. Este evento de importância histórica definitivamente exercerá uma enorme influência sobre o desenvolvimento futuro do mundo Kyokushinkai.
Categorias:
Homens Kumite (18 anos ou mais): 60kg, 65kg, 70kg, 75kg, 80kg, 85kg, 90kg, 95kg e 95+ kg.
Mulheres Kumite (18 anos ou mais):50kg, 55kg, 60kg, 65kg, 70kg e 70+ kg.